Conheçam um pouco mais de Césio Gaudereto e sua coleção de raridades

Existe um ditado bíblico e bastante popular entre os antigos: Dai a César o que é de César. Aqui com um pequeno trocadilho não poderia ser diferente... Dai a Césio o que é de Césio e seus colaboradores. Muitas raridades sobre Gloria Pires estão sendo gentilmente cedidos e permitidos a publicação aqui para nós, conheçam um pouco mais sobre o colecionador.

Césio Gaudereto começou a colecionar revistas quando ainda era criança, de tanto insistir com a mãe comprou um exemplar e não parou mais. Na primeira novela que assistiu deu de cara com Regina Duarte em ‘Minha Doce Namorada’ (1971) e também se encantou pela atriz. Tanto carinho lhe rendeu milhares de revistas, fotos e reportagens que hoje está colaborando com a exposição para comemorar os 50 anos de carreira da Regina. Com um vasto material em mãos ele teve a ideia e criou o blog Revista Amiga e Novelas para compartilhar o seu precioso acervo, hoje é sucesso e referência entre os fãs de televisão e uma forma que ele achou para homenagear a revista Amiga, a sua revista preferida.
Por trás de toda divulgação Césio conta com alguns colaboradores que enviam seus arquivos para o blog, ele faz questão de agradecer os amigos que juntos tem se empenhado em divulgar e manter a memória de outras fases da televisão brasileira e faz um apelo: "Aos colecinadores de revistas que não guardem só para si, colaborem com algum blog.”
É inegável que seus arquivos vem sendo sucesso no ‘Memorial’ entre os fãs que passam por aqui, ele que tem as novelas Cabocla (1979) e Mulheres de Areia (1993) entre as suas preferidas na carreira de Gloria Pires foi firme em suas palavras, “Admiro muito a Gloria, é linda e talentosa.”
Com tanta dedicação às revistas contou com uma super ajuda para divulgar o seu trabalho, “Escrevi para o Jorge Brasil que é diretor da revista Minha Novela para divulgar o meu blog, ele publicou minha carta na revista e isto ajudou muito. Além disso tornou-se membro do blog.”
Para escanear as revistas e fazer as postagens no blog é exigido bastante tempo, e mesmo assim com toda a sua boa vontade tem uma coisa que deixa ele chateado. Ao ser indagado sobre as pessoas que usam seus arquivos indevidamente foi enfático: “Infelizmente não são todos que pedem autorização.”
Conheçam um pouquinho mais sobre o colecionador que sempre que pode dá uma espiadinha aqui no nosso blog também, sem contar que as colaborações do Césio e companhia tem enriquecido e muito a nossa página. Um brinde ao Césio, José Henrique, Marcito, Sérgio e Orias. O nosso muito obrigado. Com a palavra, Césio.


Como foi o início dessa paixão em colecionar revistas?
Foi em janeiro de 1972 quando vi uma Sétimo Céu com uma prima e fiquei fascinado. Eu era criança ainda, pedi a minha mãe para comprar e depois de muita insistência ela deixou e não parei mais.


Você se lembra qual foi o seu primeiro exemplar?
Lembro, foi uma revista Sétimo Céu com Regina Duarte e Roberto Carlos na capa que o Henrique me deu o prazer de rever. Depois conheci a revista Amiga que foi sempre a minha revista preferida a qual dediquei o meu blog.


Como surgiu a ideia de criar um blog para divulgar seus arquivos?
Sentia falta de um blog assim, sem desmerecer os outros. Comecei colaborando com o blog Biscoito Café e Novelas, contei para minha prima Magda e ela sugeriu que eu criasse um blog. Antes do blog conheci o José Henrique Uessler no Mercado Livre, trocamos revistas e fizemos amizade. Ele foi sempre generoso, enviava revistas a mais e quando criei o blog escrevi para ele e foi o primeiro a acessar e o primeiro colaborador.


Seu blog faz reviver a história da televisão, da música e até mesmo dos artistas que trabalham no veículo. Você recebe muitas mensagens de agradecimento pelas suas divulgações?
Sei que o blog é muito acessado , que as pessoas gostam dele, mas poucos agradecem e fazem comentários.


Tem alguma história que você saiba que a partir de arquivos seus serviram para exposições, blogs, sites e até mesmo os artistas usem como arquivos de carreira?
Estamos colaborando com a exposição de fotos sobre os 50 anos de carreira de Regina Duarte.

O blog conta com diversos colaboradores, poderia dizer para nós os nomes?
Claro, aproveito para agradecer ao José Henrique Uessler , Marcito Andrade , Sérgio Torres e Orias Elias. Dedico a eles o sucesso do blog e faço um apelo aos colecinadores de revistas que não guardem só para si, colaborem com algum blog.


Declaradamente você é um admirador da atriz Regina Duarte, como foi que começou essa admiração?
A primeira novela que assisti foi Minha Doce Namorada , uma das novelas mais lindas que já vi. Minha paixão por ela aumentou com Selva de Pedra da saudosa Janete Clair a minha autora preferida. Na época eu comprava revistas só com a Regina na capa, depois comecei a se interessar por outros artistas e novelas.


Para você qual o trabalho da Gloria Pires que tornou-se inesquecível?
Admiro muito a Gloria Pires, é linda e talentosa. Adorei Cabocla (1979) e Mulheres De Areia (1993), duas novelas de excelentes autores.

Finalizando, em nome do nosso blog agradecemos a sua participação aqui conosco, parabéns pelo seu empenho.
Eu que te agradeço pela oportunidade, muito obrigado!

Arquivos cedidos pelo Césio e colaboradores tem enriquecido o nosso blog
 
'Minha Doce Namorada' (De 19/04/1971 à 25/01/1972)
Uma homenagem ao Césio
 
 



Césio tem essa capa como a sua preferida:
Regina Duarte, Francisco Cuoco e Dina Sfat


Comentários